Informes

  • Edição 07 - março/2015Acompanhamos a entrega do Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Humanas para o livro "O Mapa que Inventou o Brasil", de Júnia Ferreira Furtado, e conversamos com a pesquisadora sobre sobre essa experiência e o futuro.

    Saiba mais

  • Edição 06 - setembro/2014 Conversamos com a pesquisadora Nathália Maria Montenegro Diniz, vencedora da 10a edição do Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica com o projeto: “Um sertão entre tantos outros”, sobre sua trajetória acadêmica e sua rotina de pesquisa atual.

    Saiba mais

  • Edição 05 - outubro/2013 Com a proximidade do lançamento do livro de Júnia Ferreira Furtado, aproveitamos para registrar em filme todas as etapas pelas quais um projeto vencedor do Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica passa até virar uma publicação de arte.

    Saiba mais

  • Edição 04 - abril/2013 As vencedoras da 9º edição do Prêmio, Leny Caselli Anzai e Janaína Amado, revelam mais detalhes sobre o projeto “A grande viagem do governador Luis de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres entre Lisboa, Rio, Goiás, Mato Grosso e Amazônia - 1771-1791"

    Saiba mais

  • Edição 03 - novembro/2012 Júnia Ferreira Furtado, vencedora do Prêmio em 2011, fala sobre seu trabalho a respeito da produção da Carte de L’Amérique Méridionale.

    Saiba mais

  • Edição 02 - junho/2012 Direto de Stanford, o historiador Daniel Strum relata sua experiência com o projeto sobre o comércio do açúcar, vencedor do Prêmio em 2008. Na seção Registro, resenha de A História do Brazil de Frei Vicente do Salvador e, entre as nossas Notas de Interesse, link para a coleção completa da Revista do IHGB.

    Saiba mais

  • Edição 01 - fevereiro/2012 Carlos Etchevarne, vencedor da Edição 2006, fala sobre o impacto do Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica sobre seu trabalho de reconhecimento dos sítios rupestres na Bahia. Na seção Registro, resenha do livro em que resultou a pesquisa sobre Theodoro Sampaio realizada por Ademir Pereira dos Santos, vencedor da Edição 2008.

    Saiba mais