Curso estimula potencialidades de indígenas

24.12.2010

Dezenove índios das comunidades Karitiana e Karipuna, ambas localizadas em Porto Velho, participam de um curso voltado para a organização e o desenvolvimento das associações mantidas pelas tribos. A iniciativa é promovida pela Santo Antônio Energia e realizada pelo Sebrae de Rondônia.

No curso, os índios terão a oportunidade de aprender a explorar projetos de sustentabilidade como a piscicultura e a avicultura, ampliando as possibilidades econômicas. Atualmente, as atividades associativas das duas comunidades indígenas são realizadas na Casa do Índio, mesmo local onde está sendo ministrado o curso. No conteúdo estão dinâmicas sobre estrutura organizacional, visão empresarial, funções administrativas e aspectos legais, entre outros.

A Santo Antônio Energia mantém o Programa de Apoio às Comunidades Indígenas, que inclui quatro linhas de ação: Preservação da Cultura e Melhoria das Condições de Educação; Proteção e Vigilância das Terras Indígenas; Saúde; e Atividades Produtivas e Geração de Renda. Recentemente, a empresa doou veículos e equipamentos que também vão ajudar os indígenas nesse processo de reestruturação e fortalecimento das associações.