Complexo Hidrelétrico de Simplício realiza desvio do rio Paraíba do Sul

27.08.2009

No dia 5 de agosto, o Consórcio Construtor Simplício, composto pela Construtora Norberto Odebrecht (50%, líder) e Andrade Gutierrez (50%), executou um desvio que permitiu que o rio Paraíba do Sul fluísse por dentro do vertedouro da Usina Hidrelétrica de Anta, parte integrante do Complexo Hidrelétrico de Simplício.

O projeto, contratado por Furnas Centrais Elétricas, abrange os municípios de Três Rios e Sapucaia (Rio de Janeiro), Além Paraíba e Chiador (Minas Gerais), e compreende uma barragem de concreto em Anta, e duas casas de força separadas por um circuito hidráulico formado por canais, diques e túneis ao longo de 30 km.

As próximas etapas da obra são o enchimento do reservatório, previsto para outubro de 2010, e a operação da primeira máquina, em dezembro do mesmo ano. Quando concluído, o Complexo terá capacidade de geração de 333,7 MW.

De acordo com Fernando Chein, Diretor do Contrato, a construção da barragem com a tecnologia de Concreto Compactado a Rolo deverá começar em setembro. "O sistema apresenta vantagens como rapidez na conclusão da obra e na redução, pela metade, no uso de cimento por metro cúbico de concreto".