Nova parceria para o Estaleiro Enseada do Paraguaçu

O Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP), formado pela Odebrecht Engenharia Industrial, OAS e UTC Engenharia, anunciou a empresa japonesa Kawasaki Heavy Industries (KHI) como sua nova parceira tecnológica na construção e integração de unidades offshore, como plataformas, navios especializados e unidades de perfuração.

Com a criação da joint venture, a Kawasaki tornou-se sócia efetiva do EEP, com 30% de participação, garantindo transferência tecnológica para o desenvolvimento da indústria naval brasileira e a capacitação de mão de obra local com alto nível de excelência.

O anúncio ocorreu 21 dias após a assinatura da Carta de Intenção com a Sete Brasil – companhia de investimentos especializada em gestão de portfólio de ativos voltados para o setor de petróleo e gás na área offshore no Brasil –, para a construção de seis sondas de perfuração do pré-sal para a Petrobras.

A Kawasaki terá o EEP como seu terceiro parceiro internacional, pois já conta com a experiência bem sucedida de transferência tecnológica realizada, por meio de joint ventures, com dois estaleiros na China: Nantong COSCO KHI Ship Engineering Co., Ltd. (NACKS) e Dalian COSCO Shipbuilding Industry Co., Ltd. (DACOS).

Criado em 2010, o EEP investirá cerca de R$ 2 bilhões na Bahia. O empreendimento, localizado no município de Maragojipe, ocupará uma área de 1,6 milhão de metros quadrados. As obras, atualmente na fase de terraplenagem, deverão ser finalizadas em 2014. Em atividade, o estaleiro poderá processar 36 mil toneladas de aço por ano para a fabricação de diferentes tipos de embarcações.